Escola Secundária de Loulé
A Escola Secundária de Loulé foi alvo de um projeto de modernização no âmbito do Programa de Modernização das Escolas de Ensino Secundário, criado por Resolução do Conselho de Ministros em janeiro de 2008. Esta iniciativa teve como objetivo dotar o ensino português de infraestruturas com padrões de qualidade de referência internacional.
A intervenção teve por base três eixos fundamentais: a modernização funcional dos espaços programáticos, a melhoria das condições do edificado ao nível das infraestruturas, conforto térmico e acústico, segurança e redes técnicas, e ainda a valorização dos espaços exteriores e da ligação entre os diferentes pavilhões.
Para esta escola, a RACE desenvolveu e implementou uma solução de Building Management System (BMS), com vista à gestão e otimização das instalações técnicas. O sistema visa não só a racionalização dos custos energéticos, mas também a garantia de elevados padrões de conforto para todos os utilizadores. A solução integra a monitorização de registos corta-fogo, o comando de circuitos de iluminação e a medição e geração de relatórios de consumos de energia elétrica.