Hospital da Luz de Vila Franca de Xira
A RACE foi responsável pela execução do projecto das instalações mecânicas de AVAC da Clínica Hospital da Luz em Vila Franca de Xira. Este edifício, de tipologia clínica/hospitalar, é composto por quatro pisos funcionais: no piso -1 localizam-se as áreas técnicas e de apoio; no piso 0, a recepção e os exames de imagem; o piso 1 está dedicado ao atendimento e procedimentos médicos; o piso 2 alberga as áreas de consulta e serviços administrativos; e, por fim, a cobertura integra os equipamentos técnicos, nomeadamente sistemas de AVAC, águas e painéis fotovoltaicos.
A climatização é assegurada por quatro grupos bomba de calor/Chiller a quatro tubos, arrefecidos a ar, instalados no exterior do edifício, sendo três em funcionamento permanente e um em reserva. Para garantir conforto térmico nos espaços comuns, como salas de espera, gabinetes de consulta, laboratórios e zonas técnicas, foram instalados ventiloconvectores a quatro tubos, montados horizontalmente em teto falso.
A ventilação e renovação de ar interior são garantidas, maioritariamente, por meios mecânicos. Cada piso dispõe de uma Unidade de Tratamento de Ar Novo (UTAN) com recuperação de energia. Adicionalmente, foram instaladas duas UTAs para climatização específica das salas de Ressonância Magnética. Em áreas com exigências particulares, como a Sala de Pequena Cirurgia, SO/Recobro e Endoscopias, foram utilizadas UTAs do tipo higiénico, sendo que a climatização da Sala de Pequena Cirurgia é garantida por uma unidade de tratamento de ar dedicada.
O controlo de fumos é assegurado por ventiladores de pressurização nas vias de comunicação verticais, de modo a garantir condições de segurança adequadas em caso de incêndio.
O sistema de aquecimento de águas quentes sanitárias (AQS) é composto por uma bomba de calor que alimenta cinco depósitos, estando ainda previsto o pré-aquecimento da AQS através da bomba de calor/Chiller, sempre que estas operem em modo de arrefecimento e exista potência térmica disponível.
Este projeto foi desenvolvido com recurso à metodologia BIM, permitindo uma coordenação precisa entre as especialidades e uma execução mais eficiente e rigorosa. A sua concretização reflete o compromisso da RACE com a inovação tecnológica, a qualidade de execução e a excelência na engenharia de instalações técnicas, num setor tão exigente como o da saúde.