Remodelação da Fábrica da Enercon

RACE volta a colaborar com a Enercon

A Enercon, uma das empresas líderes mundiais no setor da energia eólica, contou com a RACE para a renovação das duas instalações industriais localizadas em Viana do Castelo. 

Já em 2007 a RACE tinha instalado todo o sistema de ventilação e desenfumagem, rede de incêndios, rede de ar comprimido, instalação elétrica de alimentação, gestão de acessos e segurança para os vários edifícios de produção e escritórios da fábrica.

 

Passados 11 anos a RACE volta a colaborar com a Enercon na renovação das suas instalações, na conceção fornecimento e execução de vários sistemas dos quais se destacam a ventilação e aquecimento, o AVAC das áreas sociais, o BMS, o sistema de vácuo, o aumento da rede de gás existente, redes hidráulicas, rede de saneamento, sistema elétrico e redes de incêndio.

No sistema de ventilação e aquecimento destaca-se o dimensionamento e compatibilização com instalação de uma central para o aquecimento, composta por 3 caldeiras com uma potência térmica total de cerca de 1050 kW, que ficará responsável pela alimentação das unidades de tratamento de ar da nave bem como as unidades colocadas na linha de processo de fabrico dos moldes.

A RACE é também responsável pelo dimensionamento e instalação de oito unidades de tratamento de ar novo com recuperação de calor e com características técnicas especiais para resistirem ao ambiente marítimo agressivo existente no local. Estas oito unidades em conjunto são responsáveis pela movimentação de um caudal de 200.000 m3/h de ar novo.

Com vista a uma melhoria da eficiência energética, foi projetado um sistema de BMS que permite gerir e registar todos os consumos de energia no complexo da fabril, ficando toda essa informação centralizada no mesmo posto de controlo.

 

Um trabalho da engenharia portuguesa que vai ao encontro da exigência alemã.